Neste momento em que tudo está parecendo meio fora do lugar, estamos buscando todas as formas possíveis para mantermos nossa sanidade mental. Entre exercícios, yoga e meditações, podemos acrescentar mais um aliado: os florais de Bach, mais especificamente a fórmula emergencial do Dr. Bach, cujo objetivo é atuar para que o indivíduo reestabeleça o equilíbrio interno quando as coisas externas saem fora de controle.
Chamado de Floral Emergencial, Rescue Remedy ou Five Flower, este composto é formulado por cinco florais, e embora possa aparecer com esses nomes diferentes, são sempre a mesma fórmula idealizada pelo Dr. Bach: Cherry Plum, Clematis, Impatiens, Rock Rose e Star of Bethlehem.
Descontrole
O Cherry Plum é a árvore da cerejeira (Prunus cerasifera), uma árvore que promove espetáculos apreciados no Japão pela beleza de sua floração rápida e intensa, uma única vez no ano. É indicado para situações de total descontrole em que se tem a sensação de que algo de ruim está para acontecer. Ou pior ainda, de que se pode cometer uma loucura, o que demonstra o grau de sofrimento e desespero do indivíduo.
Fuga
Clematis é uma trepadeira silvestre, cujas flores são brancas e aromáticas e apresenta algumas penugens. Assim como os cipós são conhecidas por suas propriedades alucinógenas, o que ajuda a entender a indicação desse floral: situações em que a pessoa parece estar desconectada da realidade, numa espécie de fuga, o que indicaria a grande dificuldade de encarar a situação presente como, por exemplo, em situações traumáticas em que há perdas dos sentidos.
Ansiedade
O terceiro floral da fórmula é o Impatiens (Impatiens glandulífera), frequentemente indicado pelos terapeutas florais devido às características do momento em que vivemos, em que tudo precisa acontecer na velocidade da luz.
Como o nome mesmo sugere é indicado para aqueles que facilmente perdem a calma. Interessante saber que as sementes desta planta se encontram presentes em cápsulas que “explodem” lançando as sementes para longe.
Este comportamento da planta marca a característica destas pessoas que são impetuosas, nervosas, irritáveis e intolerantes. Por isso, este floral funciona como uma espécie de “ansiolítico”, ajudando-nos a manter a energia num modo mais colaborativo e menos combativo.
Paralisia por medo
O próximo floral do composto é o Rock Rose. Trata-se de um arbusto denominado heliantemo (Helianthemum nummularium) que cresce em terrenos rochosos e que traz um pouco desta característica para este floral, remetendo a esta dureza e imobilidade que às vezes nos toma diante de situações de pânico.
Nem sempre vem de algo externo, ele pode surgir em função de pensamentos e sensações que nos invadem sem que seja caudada pelo mundo ou pelas pessoas a nossa volta.
Dificuldade para seguir em frente
O último floral da fórmula é o Star o Bethlehem, a Estrela de Belém (Ornithogalum umbellatum). Simbolicamente, como as estrelas só são vistas à noite, este floral remete as questões relacionada ao medo e maus presságios.
É recomendado para aquelas pessoas que vivenciaram situações traumáticas e difíceis e ficam cristalizadas nesta experiência sem conseguirem seguir em frente. Por este motivo, o sofrimento permanece e não se consegue vislumbrar uma melhora.
A relação entre as características das plantas e os benefícios dos florais de Bach
Dr. Bach observou como as características das plantas remetem àquilo que se relaciona à alguma questão de ordem emocional. Você pode estar se questionando: se a planta carrega tal característica isto não poderia potencializar aquele atributo em nós mesmos?
Não, a flor é um sinal de que houve uma adaptação da planta ao entorno e ela pôde, ainda que diante da dificuldade, superar aquela condição. O que em definitiva é o que buscamos.
O floral Emergencial, Rescue Remedy ou Five Flower, busca auxiliar todas as emoções que podem ser despertadas diante de uma situação de conflito ou desequilíbrio. Porém, cada indivíduo, nestas circunstâncias, responderá de uma forma ou de outra.
Para uns a dificuldade trará raiva, para outros a sensação de irrealidade ou medo, alguns ficarão “congelados”, outros vão optar pela fuga. A ideia é que diante de uma emergência emocional possamos utilizar essa fórmula para atender as diversas possibilidades de atitude e, posteriormente, busquemos algo mais específico para nossas necessidades.
Ninguém em sã consciência busca se colocar em situações de descontrole para se conhecer melhor. No entanto, são estas circunstâncias que revelam aspectos desconhecidos de nosso modo de ser e agir, trazendo à tona informações de grande relevância para nosso desenvolvimento pessoal, bem como ferramentas para lidarmos com o desconhecido e em definitiva com nós mesmos.
Veja mais conteúdos sobre floral em https://bit.ly/3fn42PT e https://bit.ly/3tOHwEH.